Home Sobre Invisalign Tratamentos Blog Vídeos Contato
Fernanda Baboni | Ortodontia e Odontologia Estética em Curitiba

(41) 3319-7818

(41) 99134-0023

Av. Sete de Setembro, 4848
9° Andar - Batel - Curitiba/PR

Pandemia e Bruxismo

Curitiba, 28 de Abril de 2020.
16:19

Nessa época de pandemia onde todos estão nervosos e tensos , com medo de pegar o Coronavírus, de ver seus familiares doentes ou de pensar na situação do próximo, além da economia do país, onde muitos enfrentarão problemas financeiros nos próximos meses tem feito com que muitas pessoas apresentem sinais e sintomas de DTM (disfunção temporomandibular), dentre eles o apertar ou ranger dos dentes (o famoso BRUXISMO).


Em decorrência disso o paciente pode apresentar dores na região próxima ao ouvido, enxaqueca, desgaste ou fratura dos dentes, dor muscular, lesão periodontal como a perda óssea.


É comum que pacientes que apresentem bruxismo possam desenvolver sensibilidade dentária. Isso porque durante o apertamento ou o ranger, o esmalte do dente pode sofrer desgaste ou fratura e acaba expondo a dentina (parte do dente que protege os nervos), além de em alguns casos, o bruxismo causar retração gengival.


Em pequena proporção, ele também pode ser responsável pelo “entortamento dos dentes”, principalmente quando associado a uma doença periodontal. Até mesmo em você que já usou aparelho!


Além disso, em casos mais severos, o paciente pode “travar a mandíbular”. Isso ocorre quando o disco articular se movimenta para frente e não consegue retornar a sua posição original. Além de dor, o paciente não consegue abrir a boca. O nome desse fenômeno é Trismo mandibular. 
Existem dois tipos de bruxismo: o bruxismo diurno, que acontece quando o paciente está acordado, e o bruxismo noturno, que está ligado principalmente a um distúrbio de sono. O Diurno ou briquismo está mais relacionado ao apertamento dentário e tem correlação com fatores emocionais de ansiedade e estresse, como os que estamos vivenciando agora. O noturno é inconsciente e o paciente pode tanto apertar, como ranger os dentes.  


O bruxismo por se tratar de uma doença relacionada ao emocional, não tem cura, porém alguns tratamentos podem amenizar a sintomatologia, dentre eles: dispositivo intra-oral (a famosa placa de bruxismo), medicamos ansiolíticos (no momento até florais valem a pena), praticar atividades relaxantes, como yoga e meditação (e isso você pode fazer na sua casa), toxina botulínica e até acompanhamento com psicóloga. 

Mesmo a distância, estou aqui com você e logo essa pandemia irá passar. No que precisar, estou a disposição. Fica com Deus.





Voltar

Indique para um amigo

Pandemia e Bruxismo


www.falaparana.com.br
Dr. Fernanda Baboni - Invisalign Top Doctor Diamond - Invisalign em Curitiba

Dra. Fernanda
BaboniCRO PR 18559

Mestre em Ortodontia
e Invisalign© Top Doctor

Av. Sete de Setembro, 4848
9° Andar - Batel Curitiba/PR

(41) 3319-7818
(41) 99134-0023
fernanda@baboni.com.br






Av. Sete de Setembro, 4848
9° Andar - Batel Curitiba/PR

(41) 3319-7818
(41) 99134-0023
fernanda@baboni.com.br