Home Sobre Invisalign Tratamentos Blog Vídeos Contato
Fernanda Baboni | Ortodontia e Odontologia Estética em Curitiba

(41) 3319-7818

(41) 99134-0023

Av. Sete de Setembro, 4848
9° Andar - Batel - Curitiba/PR

Ortodontia Lingual

Trata-se da técnica ortodôntica fixa, na qual os brackets são colados na parte de trás dos dentes, ingressando no grupo dos aparelhos invisíveis. Outro benefício da técnica são as peças com dimensões menores, que costumam gerar mais conforto aos pacientes. Sua indicação para uso depende do quadro individual de cada um, porém existem diversos mitos sobre os resultados e dificuldades impostas pela técnica, mas os resultados são semelhantes aos dos tratamentos tradicionais.
Com os brackets instalados na parte de trás dos dentes, os aparelhos ficam imperceptíveis, sendo indicados aos preocupados com a estética ao longo do tratamento técnica que engloba o grupo dos tratamentos invisíveis, a ortodontia lingual consiste na fixação dos brackets para a correção dos dentes na chamada face lingual (a parte de “trás” dos dentes).
Inicialmente, o método foi usado em esportistas ou pessoas públicas com o interesse em disfarçar o uso dos aparelhos, disseminando-se aos poucos. Em termos estéticos, outro benefício da ortodontia lingual está em não projetar os lábios à frente, como é comum de acontecer com o aparelho fixo tradicional. A ortodontia lingual carrega uma série de mitos em relação aos seus resultados e possíveis dificuldades enfrentadas pelos pacientes. Veja quatro deles:


1. O tratamento não é eficaz em casos simples?
Assim como os aparelhos fixos, o aparelho lingual pode ser usado em qualquer caso, desde que com o aval do profissional. “Ele pode ser usado em praticamente qualquer situação que exigir um aparelho fixo”, explica a a profissional capacitada em ortodontia lingual em Curitiba Fernanda Baboni. Portanto, sua indicação será avaliada por um profissional de acordo com cada caso em conjunto com os interesses do paciente.


2. Há dificuldade de adaptação e lesões?
Os brackets usados no aparelho lingual são menores e totalmente adequados para não causar qualquer tipo de lesão. Pacientes que estão colocando o aparelho fixo pela primeira vez (tanto os tradicionais quanto o lingual) podem ter dificuldades para se adaptar, especialmente na alimentação e na fala. Contudo, em menos de dez dias, é normal que a adaptação já tenha ocorrido.
“Muitas pessoas pensam que o aparelho lingual não pode ser usado na arcada inferior dos dentes, mas é possível, sim, aplicar a técnica. E um dos benefícios é permitir que o ortodontista tenha visão completa dos dentes durante as consultas ao longo do tratamento”, esclarece Fernanda Baboni.

3. O tratamento é mais demorado?
Não há estudos ou pesquisas que comprovem a redução ou aumento do tempo de tratamento em função da instalação dos brackets na face lingual dos dentes. Estima-se, até mesmo, que a técnica pode acelerar o período de uso dos aparelhos, visto que, além dos brackets, a língua costuma auxiliar na força exercida sobre os dentes para sua correção, afirma Fernanda Baboni, cuja clínica atua em ortodontia lingual em Curitiba.

4. A higienização é mais complicada?
O fato de os brackets estarem na parte da frente ou de trás dos dentes não muda a necessidade de uma higienização completa após as refeições. Pergunte ao seu dentista qual seria a escova adequada e a forma correta de passar o fio dental, evitando o acúmulo de resíduos. Esteticamente, o fato de os brackets permanecerem escondidos atrás dos dentes faz com que as pessoas se sintam seguras para sorrir após a refeição.


Ainda tem dúvidas sobre a ortodontia lingual em Curitiba? Entre em contato conosco!

Dr. Fernanda Baboni - Invisalign Top Doctor Diamond - Invisalign em Curitiba

Dra. Fernanda
BaboniCRO PR 18559

Mestre em Ortodontia
e Invisalign Top Doctor Diamond

Av. Sete de Setembro, 4848
9° Andar - Batel Curitiba/PR

(41) 3319-7818
(41) 99134-0023
fernanda@baboni.com.br






Av. Sete de Setembro, 4848
9° Andar - Batel Curitiba/PR

(41) 3319-7818
(41) 99134-0023
fernanda@baboni.com.br