Conheça as facetas em resina e suas vantagens

As facetas em resinas, são um recurso que vem tendo cada vez mais adeptos. Com uma versatilidade absurda, elas transformam o sorriso de qualquer pessoa de maneira rápida e com resultado surpreendente.

Quais são as vantagens das facetas em resina?

Essencialmente, a correção de problemas de cor e forma dos dentes. As principais indicações são: o fechamento de espaços entre os dentes (diastemas), pequenas correções na forma e cor de dentes anteriores ou até mesmo transformações estéticas mais marcantes do sorriso semelhantes às técnicas comlentes de contato dental e facetas em porcelana.

Em quais situações facetas em resina não são recomendadas?

Modificações mais radicais do sorriso, onde são indicados laminados cerâmicos (lente ou facetas em cerâmica). Também não são indicadas para dentes mal posicionados (apinhamento), onde há necessidade de aparelho ortodôntico prévio a estética e em casos de bruxismo severo.

Dá para fazer simulações tipo antes e depois para visualizar o resultado final do tratamento?

Sim. Hoje é possível fazer uma visualização antecipada dos resultados através das simulações fotográficas ou sobre modelos.

Preciso desgastar meus dentes para realizar o tratamento?

Às vezes. Dentes com restaurações extensas e antigas, com coloração escura ou dentes mal posicionados, podem precisar de

pequenos desgastes, porém, o tratamento com facetas em resina, tem altíssimas chances de reversão sem qualquer tipo de sequelas para os dentes.

Facetas em resina causam sensibilidade nos dentes?  

Até pode acontecer, porém, a sensibilidade ao frio ou calor durante a ingestão de alimentos são eventos raros e que desaparecem ao longo de dias ou semanas.

Como é a adaptação das facetas em resina junto às gengivas?

Esta é uma dúvida de muitas pessoas, porém, usamos uma técnica onde o término da faceta não seja introduzida internamente às gengivas para evitar o acúmulo de placa bacteriana e aparecimentos de doenças como a gengivite e periodontite.

Se eu quebrar um pedaço de uma faceta em resina, dá para recuperá-la?

Sim. Inclusive, esta é uma das vantagens sobre outros tratamentos com similares feitos com materiais diferentes das resinas.

Quantas consultas são necessárias para realizar o tratamento?

Entre 1 a 2 consultas são suficientes até mesmo para tratamentos com muitos dentes envolvidos.

De quanto em quanto tempo é preciso substituí-las?

O tempo de durabilidade varia de pessoa para pessoa, pois está associado diretamente aos hábitos de cada um. Fatores como o consumo de alimentos que escurecem ou agridem a resina superficial, cigarro e força muscular de mastigação são alguns dos fatores que interferem na durabilidade do tratamento. Mas em média, as facetas em resina têm duração entre 3 e 6 anos.

Qual o passo a passo para colocação de facetas em resina?

Os procedimentos, tempo de tratamento e número de consultas variam entre indivíduos. mas em média, o passo a passo é:

1 – Profilaxia e tratamento gengival;

2 – Clareamento dental;

3 – Ensaio fotográfico e escaneamento para fazer o enceramento

4 – Confecção das facetas em resina;

5 – Instruções de higiene oral;

6 – Consultas de revisão.

Ficou alguma dúvida, então agende uma avaliação e venha conhecer as vantagens das facetas em resina.

Dra. Fernanda Baboni

CRO PR 18559

(41) 3319-7818/99134-0023

www.baboni.com.br

facebook.com/drafernandababoni

@drafernandababoni

Este conteúdo está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, No. 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação desta imagem e conteúdo com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. PLÁGIO É CRIME.